Foto: Renan Mattos (Diário)
Parte dos guardas municipais de Santa Maria, que atuam na segurança do patrimônio do município em pontos fixos, já emprega armas de fogo no seu dia a dia. Agora, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu precedente para que todos os guardas façam uso das armas. O aval para que Guardas Municipais de cidades de qualquer porte possam atuar armadas foi dado na última sexta-feira na Corte, em resposta a pedido do Democratas (DEM), por meio de uma liminar. O assunto ainda precisa passar por discussão em plenário para se tornar definitivo.
Namorado é denunciado por morte de modelo santa-mariense em Santa Catarina
Para armar, efetivamente, a Guarda, a prefeitura teria de adquirir armamento, treinar os servidores e tomar uma série de medidas para preencher os requisitos legais previstos no Estatuto do Desarmamento e no Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal de 2014. Na opinião do superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Sandro Nunes, o uso de armamento é o caminho natural das guardas municipais. Segundo ele, a prefeitura já tem um assessor de capacitação para os treinamentos.
Nunes admite a possibilidade, mas não prevê um prazo para tal. A aquisição das armas também pode ser feita por meio de convênios com outros órgãos de segurança, ou pelo Sistema de Segurança Integrada (SIM) dos municípios gaúchos.
PM's da cavalaria de Santa Maria recebem capacitação prática
Conforme Sandro, a Guarda já está na frente em relação à necessidade de implementação de um órgão de controle interno, uma das exigências para o chamado "porte funcional", a licença para que o guarda use arma de fogo. Na inauguração da nova sede, em 18 de junho, a instituição anunciou a existência da Corregedoria.
O efetivo da Guarda Municipal tem 109 guardas ostensivos, que fazem o trabalho nas ruas com o uso das Sparks, as chamadas armas não letais de choque, e 35 guardas em pontos fixos, que usam armas de fogo. Entre as atribuições da Guarda, constam, além da proteção ao patrimônio, a proteção à pessoa.